Nesse pôster
será demonstrado de forma objetiva como calcular a corrente de um motor assíncrono
trifásico com rotor gaiola de esquilo.
O motor
elétrico pode ser basicamente definido como uma máquina que transforma a
potência elétrica fornecida em potência mecânica, essa potência mecânica é
basicamente o torque gerado no eixo do motor.
É importante entendermos que existirão perdas inerente ao processo de transformação, dessa
forma vamos ter duas potências, a potência elétrica na alimentação do motor e a potência mecânica que é medida na ponta do eixo, também conhecida como
potência ativa. As perdas inerentes ao processo de transformação são
quantificadas através do rendimento (n) dado em porcentagem do valor de
conversão (n%).
n% = (PMecânica / PElétrica) x 100%
A potência descrita na placa do motor é a
potência mecânica, geralmente dada em CV (cavalo-vapor), que é equivalente a
735,5W.
Pela
primeira Lei de Ohm, temos;
I(Ampéres) = P(watts) x U(volts)
Lembrando
que essa expressão é dada para cargas puramente resistivas, onde os motores
elétricos não se aplicam, temos que considerar o fator de potência
do motor (cos ø), esse dado é obtido na própria placa do motor.
Também temos
que obter o valor da tensão por fase, para isso basta multiplicar a tensão da rede
elétrica por raiz de três (1,732).
U = URede x 1,732
Levando em
consideração todos esses fatores, a equação ficará expressa da seguinte forma;
I = P / 1,732 x U x cos ø x n
Onde:
I é a corrente
do motor
P é a potência
do motor em watts
1,732 x U é a
tensão por fase do motor
n é o rendimento do motor em decimal (para obter basta dividir o valor em porcentagem
por 100)
cos ø é o fator de potência
Gostei da informação valeu.
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