Feed

29 de jun. de 2011

Cabo crossover ou cabo direto?


Nesse artigo será mostrado qual tipo de ligação devo utilizar em determinadas aplicações básicas.


O cabo UTP (Unshilded Twisted Par) é um dos mais utilizados quando se fala em rede de computadores. Nas redes Ethernet padrão são usados cabos UTP CAT 5, onde esse tipo de cabo é composto por quatro pares de fios e opera à freqüência de 100 MHz.

De modo geral, utilizamos um cabo crossover (Cabo invertido) quando queremos conectar um computador a outro diretamente sem a necessidade de um hub por exemplo, ou quando se deseja conectar um hub a outro.
Entretanto, quando queremos ligar três ou mais computadores não é viável a utilização do cabo crossover para fazer a rede, uma vez que dificultará a configuração da rede e aumentará o custo devido à necessidade de aquisição de placas adicionais. Nesse caso, utiliza-se o cabo direto (patch cable) conectando os computadores a um equipamento como um hub.

Em resumo para conectar um computador a outro, ou um hub a outro, se utiliza um cabo crossover, e para conectar um computador a um hub utiliza-se um cabo direto. A diferença entre esses dois tipos de ligações está na disposição de seus fios nos conectores conforme as figuras abaixo.


Sequência utilizada para cabo direto com padrão EIA/TIA 568A



Sequência utilizada para cabo crossover com padrão EIA/TIA 568A






Nenhum comentário:

Postar um comentário